Pesquise um Momento...

segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia Mundial da Água

Depois de um final de semana CHEIOOOO de água..venho eu homenageá-la, afinal aquela caixoeira linda de ontem não poderia perder a beleza que a cerca.. a água é fundamental, e ver que mesmo assim, algumas pessoas ainda degradam todos os nossos recursos me faz cada vez mais terminar a faculdade logo para poder atuar contra esses, desculpem o poder da palavra, fdp.

Enfim, a Assembléia Geral da ONU adotou a resolução A/RES/47/193 de 22 de fevereiro de 1993, onde todo 22/03 de cada ano seria o Dia Mundial da Água tbm conhecido como DMA e através da lei8 n° 10.670 de 2003 o Congresso Nacional o Dia Nacional da Água na mesma data.

Mas ai vc me pergunta.. Qual a diferença faz esse dia no meu calendário? e eu respondo, essa data foi criada pela ONU e os Estados convidados para neste dia promover a conservação e fazer atividades CONCRETAS para a conscientização pública quando á conservação e desenvolvimentos dos recursos hidricos do nosso planeta.

Precisamos lembrar que nosso planeta não tem recursos intermináveis, a não ser que cuidemos disso, apesar de muitas pessoas já estrem sofrendo sem água, podemos começar agora e quem sabe reestabelecer a normalidade em longo prazo. A água é um bem precisoso e insubstituivel, como aprendemos lá na 5ª série, podemos encontrá-la em 3 estados, sólido (gelo), gasoso (vapor) e líquido e podemos dizer que a água é de domínio público, sem contar cláro, que é vital para sobrevivência para qualquer vida que haja em nosso planeta, vamos a alguns dados sobre a função da água..

De acordo com a “Gestão dos Recursos Naturais da Agenda 21, a água pode ainda assumir funções básicas, como:

- Biológica: constituição celular de animais e vegetais.
- Natural: meio de vida e elemento integrante dos ecossistemas.
- Técnica: aproveitada pelo homem através das propriedades hidrostática, hidrodinâmica, termodinâmica entre outros fatores para a produção.
- Simbólica: valores culturais e sociais.

Falamos muito em falta de água e sua escassez, aqui no Brasil temos 11,6% de toda a água doce do planeta, o maior rio do mundo - Amazonas - e o maior reservatório de água subterrânea do planeta - Sistema Aquifero Guarani.

Então Somos Privilegiados???

A resposta é SIM, somos e muito, porém esta água toda tem mal distribuição, 70% está na Amazônia onde vive pouca população, sabe por que o Nordeste vive em seca? Por que apenas 3% de água está captada lá, que fique claro que esta má distribuiçaõ é natural, não estou falando em má distribuição pelo governo, isso é outra história mas não para agora.

Apesar dessa "má distribuição", não temos tantos problemas quanto a situação de países como Egito, África do Sul, Síria, Jordânia, Israel, Líbano, Haiti, Turquia, Paquistão, Iraque e Índia, onde os problemas com recursos hídricos já chegam a níveis críticos.

O mundo todo culturalmente desperdiça água.

Políticas públicas e um melhor gerenciamento dos recursos hídricos em todos os países tornam-se hoje essenciais para a manutenção da qualidade de vida dos povos. Se o problema de escassez já existente em algumas regiões não for resolvido, ele se tornará um entrave à continuidade do desenvolvimento do país, resultando em problemas sociais, de saúde, entre outros.

O país está tomando medidas concretas para impedir esse futuro, entre elas a criação da Agência Nacional de Águas, a sobreposição do rio São Francisco, adoção de técnicas de reuso de água e construção de infra-estrutura de saneamento, já que hoje 90% do esgoto produzido no país é despejado em rios, lagos e mares sem nenhum tratamento.

Segundo a Organização das Nações Unidas - ONU, 50% da taxa de doenças e morte nos países em desenvolvimento ocorrem por falta de água ou pela sua contaminação. Assim sendo, o rápido crescimento da população mundial e a crescente poluição, causado também pela industrialização, torna a água o recurso natural mais estratégico de qualquer país do mundo.

As crescentes necessidades de água, a limitação dos recursos hídricos, os conflitos entre alguns usos e os prejuízos causados pelo excesso de água exigem um planejamento bem elaborado pelos órgãos governamentais, estaduais e municipais, visando técnicas de melhor aproveitamento dos recursos hídricos. Além das responsabilidades públicas, cada cidadão tem o direito de usufruir da água mas o dever de preservá-la, utilizando-a de maneira consciente, sem desperdícios, assim dando o valor devido à água.

Use a água racionalmente, a fonte não pode secar!

Nenhum comentário: